Cientistas conseguem criar “capa” da invisibilidade

Capa da Invisibilidade

Utilizando a refração da luz, cientistas britânicos criaram – em menor escala – um dos objetos mais almejados pelos fãs da série Harry Potter: a capa da invisibilidade. A refração consiste na mudança de velocidade da luz após a passagem de um meio para o outro. Por exemplo, a refração é evidente quando, vista de fora, uma piscina parece ficar mais rasa, mas na verdade não está.

Claro que não poderiam fazê-la como a de Harry Potter, que esconde qualquer coisa em qualquer circunstância, mas, até o momento, os cientistas conseguiram esconder pequenos objetos, como alfinetes e pedaços de papel.

A luz entra na calcita e se divide em dois raios de polarizações viajando em diferentes velocidades e em sentidos opostos, escondendo objetos colocados de baixo do cristal. De acordo com os pesquisadores o tamanho da área de camuflagem não está limitada pela tecnologia, mas pelo tamanho do cristal. Experiências podem levar a esconder objetos muito maiores.

Na imagem à direita, há um pedaço de papel que não pode ser visto entre o cristal e a parede escrita ao fundo. Invisibilidade

Segundo o pesquisador da Universidade Britânica de Birmingham, Shuang Zhang, “a capa pode ser facilmente expandida, tudo depende do tamanho da calcita que encontrarmos”, ele também afirma que a  invenção pode ter aplicações militares, escondendo coisas, como submarinos, no fundo do mar, ou para a fabricação de novos produtos cosméticos, que ocultarão manchas na pele humana.

Ele também acredita que, em poucos anos, a “capa” poderá ser comercializada.

Fontes: O Dia <Online>USA Today

Anúncios

1 comentário (+adicionar seu?)

  1. Larissa
    fev 24, 2011 @ 11:36:43

    ai se eu tivesse uma dessas…..

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: